Saiba mais sobre a estreia da tecnologia 5G no Brasil
   7 de julho de 2022   │     10:06  │  0

O que é 5G?

O 5G é a quinta geração das redes móveis e representa um grande salto evolutivo em relação ao 4G, que é a tecnologia em uso atualmente. As principais melhorias técnicas em relação ao 4G abrangem três patamares, segundo a Anatel:

  1. Maior velocidade: em teoria, a rede 4G é capaz de atingir a velocidade de um gigabit por segundo (1 Gbps). No dia a dia, porém, não chegamos perto disso em nossos celulares. Com o 5G, a expectativa é atingir velocidade máxima, na ERB, vinte vezes maior em relação ao 4G, chegando a 20 Gbps.
  2. Menor latência: a meta é atingir uma latência – tempo necessário entre o estímulo e a resposta real da rede – de apenas 1 milissegundo com o 5G. A rede com tecnologia 4G apresenta, em média, latência de 50 milissegundos.
  3. Maior eficiência energética: a rede 5G terá nível de eficiência energética 90% mais alto que a 4G, o que viabilizará a internet das coisas, já que baterias de diversos tipos de dispositivos muitas vezes não podem ser substituídas ou recarregadas com frequência.

Quando estará disponível em Alagoas?

Brasília estreou ontem (06/07/2022) o serviço 5G e foi a primeira cidade a ter a tecnologia ativada. No início de junho a Anatel adiou o prazo para implantação do 5G nas capitas por 60 dias, por causa da lentidão da chegada dos filtros importados da China. Entretanto, o fluxo de aquisição dos equipamentos está sendo normalizado e não estão previstos novos atrasos. Portanto,  Alagoas  poderá começar ter cobertura 5G na capital no mês de setembro.

Quais aparelhos terão acesso ao 5G?

Atualmente, existem no Brasil 67 modelos de celulares capazes de operar com o 5G, certificados e homologados pela Anatel. Até o fim de 2021, eram 47. As líderes em termos de variedade do portfólio são a Samsung (com 25 modelos), seguida de Motorola (14), Apple (9) e Xiaomi (6) — outros 13 aparelhos são de outras marcas.

Como toda tecnologia nova, os primeiros aparelhos compatíveis com o 5G tinham tinham um custo mais elevado. Entretanto, atualmente os preços dos celulares compatíveis partem de aproximadamente R$ 1,5 mil.

O que muda em nossa vida?

A integração de diversos componentes com diferentes tecnologias levará as redes 5G na direção de comunicações bem mais confiáveis e com outro patamar de conectividade. O 5G também é aguardado como grande propulsor nas indústrias automobilística, agropecuária, de saúde e bem estar, manufatureira e logística no sentido da elevada digitalização, o que pode viabilizar os conceitos de indústria 4.0 e agro 4.0, aponta a Anatel. A nova tecnologia possui três modos de uso:

  1. Banda Larga Móvel Avançada: focada em altas velocidades de download e upload, para as novas necessidades do usuário convencional;
  2. Controle de Missão Crítica: focada em prover conexão com baixíssima latência e altíssima confiabilidade, voltada para aplicações sensíveis a atrasos e erros como carros autônomos, cirurgias remotas, controle remoto de maquinário industrial; e
  3. Internet das Coisas Massiva: focada em atender grande quantidade de dispositivos IoTcom alta cobertura e baixo consumo de bateria, levando a Internet das Coisas a um novo patamar de atendimento.

 

 

About kleinermota

Bacharel em Sistemas de Informação, Pós Graduado em Gestão de Projetos, DBA SQL Server, Gestor de TI da Organização Arnon de Mello e Diretor de Tecnologia da TV Mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *