O que é metaverso?
   18 de maio de 2022   │     8:04  │  0

Metaverso é um conceito que remete a uma realidade paralela em um mundo virtual. Nele, é possível ter um avatar e efetuar diversas atividades, como comprar em lojas, ir a shows e interagir com outras pessoas. Tudo se baseia na ideia de realidade virtual.

O tema se tornou popular recentemente quando o Facebook anunciou a mudança de seu nome para Meta, indicando a intenção de construir seu próprio metaverso.

Ou seja, um metaverso é um espaço virtual no qual os participantes têm a oportunidade de ter e compartilhar experiências diferentes.

No caso da Meta (antigo Facebook), existem planos de integrar as outras soluções da empresa, como o WhatsApp.

Para Zuckerberg, não faz sentido alguém estar em seu metaverso e precisar sair para responder a uma mensagem do app. Deve existir a possibilidade de fazer tudo em um único ambiente.

Como surgiu esse conceito?

A ideia não é nova. A primeira vez que o termo Metaverso foi usado data de 1992, quando da publicação do livro Snow Cash do autor Neal Stephenson.

A história gira em torno da possibilidade que as pessoas têm de “fugir” para um universo paralelo diferente de sua realidade atual. Ou seja, elas poderiam adentrar um metaverso e se ausentar da vida cotidiana.

Posteriormente, logo que a internet se popularizou, algumas tentativas foram feitas na intenção de promover algum tipo de metaverso.

O jogo Second Life é um exemplo, mas acabou não emplacando pelas limitações tecnológicas da década de 2000.

Como funciona um Metaverso?

A ideia de metaverso é participar de um mundo virtual. Para que isso seja possível, é preciso ter um avatar e acessar o ambiente.

Isso é feito usando um óculos de realidade virtual. Já os detalhes de acesso dependerão de qual metaverso está sendo acessado no momento.

De forma geral, a proposta é que seja possível fazer quase tudo em um ambiente como esses. Ir a um cinema, encontrar com outras pessoas, comprar um livro e até mesmo emprestá-lo posteriormente.

E isso tudo ocorre com a transação de valores que realmente tem preço no mundo real. Dentro de um metaverso, as operações precisam ser feitas utilizando alguma criptomoeda.

É possível perceber que um metaverso permite a interação de pessoas mesmo que elas estejam separadas por grandes distâncias físicas. E isso possibilita o desenvolvimento de uma série de atividades.

About kleinermota

Bacharel em Sistemas de Informação, Pós Graduado em Gestão de Projetos, DBA SQL Server, Gestor de TI da Organização Arnon de Mello e Diretor de Tecnologia da TV Mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *