Globo usa rede 5G da Claro para transmitir o Carnaval de São Paulo
   3 de maio de 2022   │     9:01  │  0

A Claro, a Globo e a Ericsson utilizaram 5G em ondas milimétricas no Carnaval de São Paulo deste ano. O desfile do Grupo Especial contou com um cinegrafista em meio aos passistas, transmitindo as imagens captadas em tempo real e em alta resolução.

Ele utilizou uma “Mochilink” – uma mochila adaptada com módulo 5G para transmissão –, que acessava a rede 5G. Dessa forma, o profissional conseguiu conduzir as câmeras ao longo do percurso, sem ficar preso a cabos.

A faixa de frequência utilizada foi a de 26 GHz. A Claro foi uma das compradoras desse espectro no leilão 5G, realizado pela Anatel em novembro passado. A rede implantada usou 400 MHz arrematados no certame. Segundo a operadora, os testes feitos com a tecnologia demonstraram conexões com velocidades de transmissão acima de 2,5 Gbps.

“Com a rede de quinta geração, a Claro quer trazer ainda mais possibilidades e melhorar a experiência para as programadoras, além de aprimorar a forma como o telespectador se relaciona com as transmissões ao vivo. A aplicação da tecnologia é mais um passo da Claro na implantação do 5G no país”, comenta Paulo César Teixeira, CEO da Claro.

Para viabilizar a transmissão, primeira do tipo no país, a Claro instalou a rede 5G no Sambódromo do Anhembi em colaboração com a Ericsson, Casa Systems, Intelbras, Motorola e Qualcomm, que apoiaram as demonstrações com dispositivos (CPEs, APs Wi-Fi e Smartphones).

About kleinermota

Bacharel em Sistemas de Informação, Pós Graduado em Gestão de Projetos, DBA SQL Server, Gestor de TI da Organização Arnon de Mello e Diretor de Tecnologia da TV Mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *