O que é WiFi 6?
   18 de dezembro de 2021   │     21:11  │  0

Você já deve ter visto em alguns dispositivos mais recentes a compatibilidade com o Wi-Fi 6. Mas o que isso significa? O Wi-Fi 6 é o padrão da próxima geração em tecnologia Wi-Fi. Também conhecido como “WiFi AX” ou “802.11ax WiFi”, é desenvolvido e aprimorado no atual padrão 802.11ac WiFi.

Em teoria, o Wi-Fi 6 é capaz de atingir uma largura de banda de 1,2 gigabits por fluxo, sendo capaz de entregar até 8 fluxos por dispositivo. Para simplificar, basta dizer que o Wi-Fi 6 poderá fornecer, no mínimo, quatro vezes a largura de banda oferecida pelo Wi-Fi 5 — e possivelmente muito mais.

O novo padrão é projetado para operar dentro da realidade atual, com redes congestionadas, muita interferência e múltiplos aparelhos conectados. Para se ter uma ideia da revolução representada pelo Wi-Fi 6 em termos de velocidade, confira o quadro abaixo:

Evolução do Wi-Fi

802.11   taxa máxima de 2 MB/s
802.11 a   taxa de até 54 MB/s — foi pouco comercializada, uma vez que tinha custo elevado em relação ao padrão anterior
802.11 b   transmissão de 11 MB/s. — deixou de ser usada, pois operava na mesma frequência que outros aparelhos domésticos, o que gerava interferências
802.11 g   rede que unia as melhores características dos padrões anteriores, com frequências próximas a 2.4 GHz
802.11 n (Wi-Fi 4)   taxa de 2.4 GHz— atinge velocidade de até 600 MB/s
802.11 ac (Wi-Fi 5)   tecnologia utilizada atualmente — atinge velocidade de até 1.300 MB/s, e suporta até 4 dispositivos conectados, sem perda de qualidade.
802.11 ax (Wi-Fi 6)   nova geração de redes sem fio — é capaz de atingir velocidades de até 9,6 Gbps, e suportar ao menos 8 dispositivos conectados ao mesmo tempo.

Conclusão

Este novo padrão se baseia na premissa de que cada vez mais dispositivos estarão conectados a um único roteador, ou seja, computadores, celulares, tablets, consoles, televisores e outros aparelhos inteligentes. Por isso, o Wi-Fi 6 foi pensado para gerenciar melhor múltiplas conexões, criando menos gargalos, tornando seu uso mais eficiente em lugares públicos, em escritórios ou em ambientes domésticos.

 

About kleinermota

Bacharel em Sistemas de Informação, Pós Graduado em Gestão de Projetos, DBA SQL Server, Gestor de TI da Organização Arnon de Mello e Diretor de Tecnologia da TV Mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *