Aprenda a obter o seu Certificado Nacional de Vacinação COVID-19
   16 de novembro de 2021   │     16:54  │  1

O que é?
O Certificado Nacional de Vacinação COVID-19 é um documento que comprova a vacinação do cidadão contra a COVID-19. O Ministério da Saúde disponibiliza, através do Conecte SUS Cidadão, a possibilidade de o cidadão visualizar, salvar e imprimir o seu certificado.

Os registros de vacinação são inseridos nos sistemas de informação ligados à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). Entre estes sistemas, destacamos: Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações/SI-PNI, Sistema e-SUS Atenção Primária à Saúde ou outros sistemas próprios, definidos pelos estados e municípios.

Esses dados são apresentados de forma automática no Conecte SUS, na Carteira de Vacinação Digital.

Após a conclusão do ciclo vacinal, o cidadão poderá emitir o Certificado Nacional de Vacinação COVID-19, no serviço “vacina” do aplicativo ou na versão web do Conecte SUS Cidadão.

Para o viajante: Apesar de não existir uma normativa internacional publicada, alguns países estão aceitando o Certificado Nacional de Vacinação contra COVID-19 como comprovante de vacinação.

Quem pode utilizar esse serviço?

Todos os cidadãos que tiveram o ciclo vacinal finalizado contra a COVID-19 e tiveram seu Registro de Imunobiológico Administrado enviado à Rede Nacional de Dados em Saúde.

Etapas para a realização deste serviço?

1. Tomar a dose integral da vacina (dependendo do imunizante – duas doses ou dose única) em um Centro de Imunização ou em uma Unidade Básica de Saúde.

Observação: O registro pode ser realizado por profissional em sistema de informação ou em papel. No último caso, há um processo de digitação, organizado pela Vigilância Epidemiológica local, que em alguns casos podem ou não ser realizado pelo vacinador.

Tempo de duração da etapa: Depende da vacina administrada. O intervalo do ciclo vacinal está disponível no Plano Nacional de Operacionalização da Vacina Contra a COVID-19.

2. Por meio do aplicativo Conecte SUS Cidadão (Android ou IOS) ou da versão web, acompanhar se o registro da vacina foi inserido no sistema de informação. Caso não apareça no sistema após 10 (dez) dias da data da vacinação, verificar se houve algum problema de digitação com a equipe do estabelecimento de saúde ou Secretarias estaduais ou municipais de saúde e certificar-se de que seus dados foram transmitidos à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) do Ministério da Saúde.

Tempo estimado de espera: Até 10 dias.

3. Emissão do Certificado: No Conecte SUS Cidadão, buscar o ícone vacina >> apertar o ícone vacina >> ver o as doses administradas, abrir o detalhamento das doses administradas e clicar no botão emissão do certificado.

Tempo estimado de espera: 2 minutos

Observação: O Certificado Nacional de Vacinação contra a COVID -19 só será habilitado após a finalização do esquema vacinal. Dessa forma, o cidadão deverá estar atento ao número de doses necessárias para cada imunizante.

Como emitir o certificado pelo aplicativo do Conecte SUS Cidadão?

Siga os passos abaixo para baixar o app no smartphone, efetuar login pelo acesso único do governo federal gov.br e acessar os dados da campanha de vacinação até emitir o seu certificado. É preciso ter um número de CPF para acessar o serviço.

Fonte: Ministério da Saúde

About kleinermota

Bacharel em Sistemas de Informação, Pós Graduado em Gestão de Projetos, DBA SQL Server, Gestor de TI da Organização Arnon de Mello e Diretor de Tecnologia da TV Mar.

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *