Cuidado com golpes via SMS!
   8 de novembro de 2021   │     18:03  │  0

Ultimamente tem sido muito frequente o recebimento de mensagens de SMS tentando aplicar golpes. Geralmente essas mensagens oferecem resgate de pontos, prêmios ou fingem ser um alerta de segurança de algum banco avisando sobre uma transação suspeita. Normalmente a comunicação entre essas instituições e os usuários são estruturadas de uma forma diferente e não costuma incluir links ou solicitar informações pessoais ou senhas.

 

Desconfie sempre de mensagens similares aos exemplos a seguir e sempre que tiver alguma dúvida faça contato direto com a instituição que supostamente tentou entrar em contato.

 

Dicas de segurança:

 

Não clique em links

Essas mensagens costumam chegar com links solicitando atualização de dados, fazer um novo cadastro ou qualquer coisa do tipo. Mas, qualquer que seja a intenção da mensagem, a dica é não clique em links externos nem fazer download de arquivos anexos.

 

Não ligue para qualquer número

Outro detalhe comum nessas mensagens é que elas passam um número de telefone para você entrar em contato. Muitas pessoas acreditam que, por isso, a mensagem pode ser mesmo um pouco mais segura, mas não é o caso. Não ligue para números desconhecidos.

 

Nunca informe suas senhas

Sua senha é uma informação secreta e pessoal. Bancos e serviços em geral nunca vão pedir que você passe sua senha. Suspeite se você receber uma mensagem pedindo sua senha ou dados pessoais. Se você estiver em dúvida, entre em contato com seu banco.

About kleinermota

Bacharel em Sistemas de Informação, Pós Graduado em Gestão de Projetos, DBA SQL Server, Gestor de TI da Organização Arnon de Mello e Diretor de Tecnologia da TV Mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *