Armazenamento em nuvem e sincronização de arquivos
   2 de abril de 2021   │     11:05  │  0


Armazenamento em nuvem é uma tecnologia que permite salvar arquivos em um servidor online. É possível armazenar, editar, compartilhar e sincronizar arquivos entre os mais diversos tipos de dispositivos.

Na minha opinião a sincronização de arquivos é a maior facilidade proporcionada pelo armazenamento em nuvem. Imagine o seguinte cenário: você começou a editar um arquivo do Word no trabalho e precisa dar continuidade ao chegar em casa. Como fazer isso sem ter que copiar em uma unidade de armazenamento externo (pendrive ou HD)? É aí onde a sincronização poderá ser extremamente útil pois, ao ligar seu computador em casa, o arquivo estará disponível em poucos segundos. Outra grande vantagem da sincronização de arquivos é que automaticamente você estará fazendo um backup em tempo real de todos os seus arquivos.

Eu já utilizo esse recurso há alguns anos e recomendo a todos que precisam trabalhar em mais de um local ou com mais de um dispositivo. Acabaram-se os problemas com várias versões de arquivos e com a limitação de ter apenas um computador pronto para trabalhar. Sem contar que, quando necessito trocar de máquina a tarefa se tornou relativamente simples (lembro-me muito bem como era trabalhoso e demorado fazer um backup e migrar para o novo equipamento).

Existem diversas opções no mercado, como por exemplo o Google Drive, iCloud Drive, OneDrive (Microsoft), Dropbox, entre outros. Todos oferecem um plano gratuito, que já atende às necessidades da maioria das pessoas, mas também oferecem planos pagos com capacidades de armazenamento maiores. Se você ainda não conhece essa aplicação do armazenamento em nuvem faça um teste! Escolha a plataforma de sua preferência, siga as instruções de configuração contidas no site da nuvem escolhida e comece a usufruir imediatamente dos benefícios

About kleinermota

Bacharel em Sistemas de Informação, Pós Graduado em Gestão de Projetos, DBA SQL Server, Gestor de TI da Organização Arnon de Mello e Diretor de Tecnologia da TV Mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *