Como funciona a biometria facial?
   23 de fevereiro de 2021   │     22:27  │  0

Basicamente, a Biometria Facial faz um mapeamento de vários pontos do rosto humano, utilizando algoritmos matemáticos. Esses pontos são chamados de pontos biométricos. Existem cerca de 80 pontos nodais na face humana. Entre as características que são analisadas pelo sistema, estão:

  • Distâncias (do nariz aos olhos; da boca ao queixo e etc);
  • Marcas e cicatrizes;
  • Contorno da face;
  • Formato da extremidade do face

Para realizar o processo de reconhecimento facial, o sistema detecta e coleta as características do rosto. Essas informações geram uma espécie de “identidade facial”, que é transformada em um código numérico.

Essa identidade é comparada com imagens que estão armazenadas em um banco de dados prévio. Ao comparar esses dados, o sistema determina o nível de similaridade entre o rosto avaliado e a imagem existente.

Biometria facial é forte aliada contra a COVID-19
A busca por medidas para frear o contágio da Covid-19 acelerou a necessidade de ferramentas tecnológicas inteligentes, que não exigem contato físico para a autenticação, e esse cenário tem impulsionado a popularização da aplicação da biometria facial como um método de identificação segura.

 

About kleinermota

Bacharel em Sistemas de Informação, Pós Graduado em Gestão de Projetos, DBA SQL Server, Gestor de TI da Organização Arnon de Mello e Diretor de Tecnologia da TV Mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *