O que é a tecnologia 5G?
   22 de janeiro de 2021   │     0:54  │  0

A quinta geração da telefonia móvel, conhecida como 5G, é uma nova tecnologia que traz um ganho significativo tanto na qualidade quanto na capacidade dos serviços móveis. Uma das características mais importantes dessa tecnologia é densidade da rede, que permite 100 vezes mais dispositivos conectados na mesma área física, quando comparado ao 4G. Essa capacidade é imprescindível na era da “Internet das coisas” (IoT), onde temos cada vez mais dispositivos conectados, como por exemplo carros autônomos, câmeras de vigilância, casas inteligentes e muito mais.

O quadro comparativo a seguir mostra algumas das principais diferenças entre o 4G e o 5G:

Outro ponto interessante da nova tecnologia é o consumo energético, que na rede 5G é bem menor e consequentemente a vida útil das baterias será prolongada.

O 5G no Brasil

Embora ainda seja aguardado o leilão de frequências da Anatel que possibilitará a plena operação do 5G no Brasil, algumas operadoras já oferecem o 5G DSS, que na verdade é uma tecnologia que permite compartilhar a mesma frequência entre diferentes padrões, como 3G, 4G e 5G. Na prática, já é possível ter maiores velocidades com o 5G DSS, mas a experiência completa somente será possível com a implantação definitiva do 5G.

About kleinermota

Bacharel em Sistemas de Informação, Pós Graduado em Gestão de Projetos, DBA SQL Server, Gestor de TI da Organização Arnon de Mello e Diretor de Tecnologia da TV Mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *