WhatsApp adia a aplicação da nova política de privacidade. Entenda porque as novas regras causaram tanta polêmica.
   18 de janeiro de 2021   │     11:00  │  0

Recentemente o WhatsApp começou a exibir para seus usuários a nova política de privacidade do aplicativo e um detalhe chamou bastante a atenção em meio às novas regras: a obrigatoriedade do compartilhamento de dados do aplicativo com o Facebook, Instagram e Messenger. Embora essas mudanças afetem apenas as contas comerciais, nos últimos dias, muitos usuários preocupados com o uso dessas informações buscaram outras alternativas como Telegram e Signal. Para se ter uma ideia do tamanho da polêmica causada com os novos termos, o Telegram chegou a ganhar 25 milhões de novos usuários em apenas 72 horas e o Signal sofreu congestionamentos no sistema de verificação de novas contas, após a divulgação da nova política.

Um dos objetivos dessas alterações será permitir que empresas terceirizem o armazenamento e o gerenciamento de mensagens trocadas com clientes a provedores externos, que podem ser tanto o próprio Facebook quanto empresas especializadas. Na prática, esses provedores externos poderão ler, armazenar e responder mensagens em nome da empresa. Além disso, o uso dessas informações compartilhadas servirá também para refinar ainda mais os anúncios exibidos no Facebook e no Instagram.

A nova política de privacidade que entraria em vigor no dia 8 de fevereiro foi adiada para 15 de maio.

Importante destacar que os chats, chamadas, status e localização dentro do WhatsApp continuarão sendo criptografados e ficarão entre as partes envolvidas na conversa (exceto se essas informações forem trocadas com uma conta comercial que utilize um provedor externo).

About kleinermota

Bacharel em Sistemas de Informação, Pós Graduado em Gestão de Projetos, DBA SQL Server, Gestor de TI da Organização Arnon de Mello e Diretor de Tecnologia da TV Mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *